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9h às 12h30 e 14h às 18h, dias úteis

Serviços de Formação

Formação

As aplicações de software da ANO são muito flexíveis e, por isso, parametrizáveis. No entanto, esta vantagem tem implicações ao nível das exigências de formação, dado que, visando maximizar o uso das funções existentes no software e automatizar o maior número possível de procedimentos, obriga, no que respeita à formação dos utilizadores, a um maior esforço por parte do cliente.

Por estas razões, consideramos a formação uma etapa crítica no processo de implementação de um projeto, sendo uma das fases onde se define o sucesso do mesmo. Assim, associamos a esta fase os recursos técnicos e humanos que melhor garantam o seu êxito.

Para cada projeto é definido um Gestor de Projeto e um Plano de Formação que procura ajustar o conteúdo aos objetivos do sistema a implementar e aos utilizadores a formar. Este plano é realizado em conjunto pelo Gestor de Projeto da ANO e do cliente, até que, consensualmente, sejam determinados:

A agenda da Formação

Os Recursos Humanos a Alocar

Os Recursos Técnicos a Utilizar

Os resultados esperados por parte de cada entidade envolvida

Após elaborado e aprovado o plano, são formalmente constituídas as equipas da ANO e do cliente. As duas equipas passam a trabalhar em conjunto, cada uma delas coordenada pelo (s) respectivo (s) Gestores de Projeto.

Os Gestores de Projeto têm como principal obrigação, anteciparem as necessidades e eventuais problemas, evitando assim eventuais “impactos” no plano.

O perfil e a dimensão da(s) equipa(s) a formar, a extensão do projeto a áreas não previstas, a replicação de ações de formação e a alteração de objetivos, entre outras situações, podem implicar, em determinados casos, um reforço do número de dias para que o plano de formação possa ser executado. Neste caso, o cliente deve proceder atempadamente à respetiva encomenda (para que o plano decorra sem alterações de agenda).

O período atribuído à formação será o que consta da proposta e encomenda do cliente. A formação decorrerá nas instalações do Cliente, dentro do horário normal de trabalho (das 9h30m às 17h30m, com intervalo de 1h30m para almoço), sempre em dias de trabalho completos e com todos os meios – logísticos e equipamentos – a serem disponibilizados pelo Cliente.

Apesar da formação a dar ser em contexto de trabalho e, por isso, nas instalações do cliente, é de primordial importância que o cliente prepare o ambiente de forma a evitar interrupções durante a formação.