Serviço de Manutenção
Manutenção
- Suporte
telefónico - Manutenção
corretiva - Manutenção
evolutiva - Telemanutenção
remota - Manutenção
preventiva
O serviço de suporte telefónico permite, ao cliente, obter apoio na eventualidade de surgirem problemas e/ou dúvidas sobre os produtos adquiridos.
No âmbito deste serviço, estão excluídas informações que direta ou indiretamente pretendam substituir-se à formação e aos serviços de instalação, configuração e otimização, necessários à correta utilização dos produtos. Neste caso, o serviço de suporte indicará ao cliente que a chamada em causa deverá ser substituída pela aquisição do serviço adequado.
Este serviço implica o cumprimento rigoroso dos pré-requisitos de funcionamento de cada aplicação. Caso tal não se verifique, a ANO reserva-se o direito de suspender o serviço até à reposição da normalidade de funcionamento dos produtos.
A manutenção corretiva destina-se a versões de software ativas. Por esta razão, a ANO informará regularmente o cliente sobre quais as versões que deixarão de ser suportadas, sendo responsabilidade deste último realizar os upgrades necessários.
O suporte telefónico é realizado por técnicos qualificados, de acordo com as aplicações identificadas no contrato.
O serviço de manutenção corretiva corresponde ao conjunto de operações que decorrem da identificação de anomalias no funcionamento de programas da ANO.
Este serviço implica o cumprimento rigoroso dos pré-requisitos de funcionamento de cada aplicação. Caso tal não se verifique, a ANO reserva-se o direito de suspender o serviço até à reposição da normalidade de funcionamento dos produtos.
A manutenção corretiva destina-se a versões de software ativas. Por esta razão, a ANO informará regularmente o cliente sobre quais as versões que deixarão de ser suportadas, sendo responsabilidade deste último realizar os upgrades necessários.
A correção das anomalias poderá ser realizada por telefone, e-mail ou através do portal. Para os clientes com serviço de telemanutenção, a intervenção corretiva poderá ser realizada em remoto, a partir do nosso centro de telecomunicações.
Sempre que a anomalia se encontre nos "clients" (PCs) ou em mais do que um servidor, a correção será executada num PC/servidor por cliente, devendo o cliente providenciar os recursos de replicação da correção ou adquirir o respetivo serviço.
Caso o cliente adquira o serviço de manutenção evolutiva, receberá as correções aquando da disponibilização dos upgrades.
As operações de manutenção corretiva do ambiente aplicacional, encontram-se abrangidas pelo contrato global de manutenção da aplicação. A manutenção corretiva é realizada por técnicos qualificados, de acordo com as aplicações identificadas no contrato.
O serviço de manutenção evolutiva consiste na disponibilização, ao cliente, das versões mais recentes de um determinado produto de software. Estas incluem correções de erros e evoluções das caraterísticas funcionais dos programas.
Ao adquirir previamente este serviço, o cliente garante o direito a usar todas as novas versões de software anunciadas pela ANO.
A cada nova versão, a ANO define quais as novas funcionalidades disponibilizadas, obrigando-se o cliente a instalá-las. A instalação parcial do software ou dos upgrades é potencialmente geradora de diminuição na qualidade de funcionamento dos produtos e, como tal, a ANO suspenderá todos os serviços de suporte até que o cliente reponha a normalidade.
No âmbito deste serviço, a ANO não fornece alterações do software a pedido do cliente. Caso o cliente pretenda alguma alteração, deverá contactar o nosso departamento comercial e solicitar a respetiva cotação.
O serviço de telemanutenção oferece uma ligação remota desde o centro de telecomunicações da ANO até ao local onde está instalado o software, possibilitando o acesso direto dos nossos técnicos aos servidores/PCs do cliente, sempre que for levantada uma necessidade de manutenção.
A telemanutenção está apenas disponível se associada a um outro serviço de manutenção e garante:
- Avaliação de problemas mais eficiente
- Redução do tempo de intervenção
- Maior rapidez na reposição das correções aos bugs encontrados no servidor, etc.
Para a obtenção deste serviço, a ANO informará o cliente das formas de ligação possíveis, obrigando-se este último a disponibilizar os equipamentos e os meios de comunicação necessários ao seu correto funcionamento. Os custos com comunicações resultantes da prestação deste serviço serão inteiramente suportados pelo cliente.
O serviço de manutenção preventiva está associado a operações de gestão da base de dados, a tarefas de reorganização dos dados e de controlo de performance e à deteção de incoerências.
Este serviço é executado por técnicos qualificados, de acordo com as aplicações identificadas no contrato.
Para este tipo de operações, a ANO estima o número de dias/meses de serviço necessários e o período de tempo em que estas se devem realizar. Caso o cliente esteja interessado no serviço de manutenção preventiva, deverá contactar o nosso departamento comercial e solicitar a respetiva cotação.
O cliente poderá escolher o tipo de serviço que melhor se adequa às suas necessidades.
A cada serviço está associado um contrato com periodicidade anual e automaticamente renovável, caso não seja denunciado por nenhuma das partes nos 60 dias anteriores à respetiva renovação. Os serviços incluídos no Contrato de Manutenção serão prestados no horário de funcionamento da ANO, e não contemplam deslocações às instalações do cliente.